terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

OFICINA DE DOCUMENTÁRIOS NO RECIFE - APRESENTAÇÃO




Oportunidade para se qualificar e colocar em prática o que aprendeu
 Recife, 27/02 a 06/03/2013

Apresentação e objetivos

com João Freire, Alexandre Almeida, Andrea Trigueiro e Helenise Brant

Impulsionado pelas leis de incentivo, o mercado brasileiro de produção independente para TV gerou mais de 500 mil empregos e foi estimado em US$ 4,5 bilhões, em 2011. Nesse segmento, os documentários tem se destacado: em 2010, mais de 850 mil espectadores foram às salas de exibição, em todo o Brasil para assistir documentários nacionais. Público duas vezes maior do que o registrado em 2005. Para o cineasta Wladimir de Carvalho, o documentário no Brasil tem se firmado. “O documentário tem assumido uma importância tão grande, tão definitiva quanto um filme de ficção na nossa cinematografia”.
Apesar do interesse do público por esse tipo de produto audiovisual e dos recursos disponíveis, a produção nacional de documentários ainda é limitada. Para atender a essa demanda e estimular novas produções, estamos lançando a “Oficina de Produção de Documentários”, que tem como objetivos: capacitar estudantes e profissionais de comunicação para a prática de produção de documentários para TV e produzir um documentário sobre direitos humanos.
Produtos audiovisuais, como documentários, são ótimas ferramentas para a promoção dos direitos humanos. Afinal, “liberdade de informação (...) é um direito humano fundamental; na verdade, um pré-requisito para muitos outros”, destaca o relatório Macbride (Unesco).

Público-alvo

Estudantes, professores e profissionais de comunicação

Diferenciais da oficina

Três alunos da turma serão selecionados para participar da produção de um documentário e terão seus nomes nos créditos

Vagas limitadas para garantir um melhor aproveitamento: 25 participantes

O vídeo produzido será publicado no Youtube e apresentados em festivais e mostras no Brasil e no exterior

Conteúdos abordados

Características dos documentários

Definição de tema e pesquisa

Elaboração de sinopse, argumento e roteiro

Planejamento e produção

Comunicação e projetos sociais

Noções de fotografia

Produção de entrevistas e de imagens

Edição e direção

Carga horária

20 horas/aula. Receberão certificados os participantes que tiverem, no mínimo, 80% de frequência do total de horas previstas).

Metodologia

A metodologia envolve aulas expositivas, debates e dinâmicas visando criar condições para que os participantes possam se capacitar e colocar em prática as técnicas de produção de documentários.
 
Informações:
oficinasepalestras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário